Introdução

O apóstolo Paulo disse a Timóteo: "Procura, apresentar-te a Deus como obreiro aprovado que não tem de que se envergonhar, mas que maneje bem a Palavra da Verdade" (2 Tm 2:15).

A palavra "obreiro" quer dizer "operário"! A palavra operário quer dizer trabalhador. Aquele que trabalha em uma arte ou ofício!

Tem até insetos que trabalham! Formigas, cupins, e a conhecida abelha operária.

É por isso que obreiros são trabalhadores da Obra de Deus (Dic. Aurélio).

Passos para o crescimento

Ele tem que ter vontade e se esforçar para crescer;

Não deve chegar atrasado, estar presente em tudo, fazer sempre o melhor que os demais, e por último estar apto para a função.

Obreiros quer dizer trabalhadores da obra de Deus! A obra de Deus significa serviço de Deus;

A diferença entre um membro da igreja e um obreiro está no grau de comprometimento com o Reino de Deus. Um membro pode estar envolvido, mas um obreiro está comprometido com o crescimento do Reino.

O membro contribui com a sua presença, mas o obreiro contribui com seu trabalho.

Jesus disse: "A qualquer que muito foi dado, muito se lhe pedirá..." Lc 12.48

Exige-se muito mais dos obreiros do que dos membros. E por quê? Porque o obreiro serve de referencial para os demais. Os membros e visitantes tendem a espelhar-se em quem está à frente. Portanto, o obreiro deve ser padrão para os demais. Uma coisa é estar em meio à multidão, sem ser notado. Outra coisa é estar a frente, ou em pé na igreja trabalhando. Tt 2.7-8

O obreiro é aquele que se dispõe a comprometer o seu tempo, seus recursos e talentos na Obra de Deus. Ele não se satisfaz apenas entregar seu dízimo e dar suas ofertas. Ele quer dar-se a si mesmo a Deus (II Co 8.5) e para isso, está sempre disposto a arregaçar as mangas e trabalhar.

Disposição e disponibilidade

Quando somos chamados por Deus, temos que estar dispostos e disponíveis.

Um obreiro indisposto trabalha com má vontade, e por isso, não produz conforme a vontade de Deus. I Co 9.16-17

Onde não há disposição, boa vontade, também não há resultados.

O obreiro indisposto é sempre vagaroso, descuidado, negligente, e por isso mesmo corre o risco de ser desqualificado por Deus. Rm 12.11

Se não for pra fazer bem feito, é melhor não fazer. Tudo o que fizermos para Deus deve ter a marca da excelência, não da negligência. Jr 48.10

Deve haver no coração do obreiro a disposição de gastar-se completamente na Obra de Deus. II Co 12.15

Além da disposição, não pode faltar disponibilidade. Trabalhar para Deus não pode ser um hobby, um passatempo, uma distração, mas uma prioridade. O obreiro deve estar sempre disponível pra Deus.

A expressão "eis-me aqui", significa "aqui estou eu, pronto para atender".

A presença do obreiro no culto deve ser encarada como um sacrifício oferecido a Deus; o que não deve ser entendido como algo doloroso, penoso, e sim como algo extremamente agradável. O termo "sacrifício" é a junção de duas palavras: sacro + ofício. Trata-se, portanto, de um ofício sagrado. É o nosso culto racional (Rm 12.11)

Quando Paulo disse ao seu discípulo Timóteo: "Procura apresentar-te a Deus aprovado" (II Tm 2.15a), significa "procura estar sempre disponível pra Deus". Nenhuma ocupação terrena pode privar-nos desta disponibilidade. II Tm 2.4

É claro que há obreiros que têm suas atividades profissionais, e que delas depende sua sobrevivência. Estes devem buscar se organizar de tal maneira seu tempo, para que haja maior disponibilidade possível para trabalhar na Obra de Deus.

Estar disponível pra Deus implica pontualidade nos compromissos da igreja. O obreiro deve chegar algum tempo antes do culto colocando-se disponível para qualquer serviço.

Conclusão

João 5:17

Queremos que Deus trabalhe para nos abençoar, mas não trabalhamos para Deus.

Às vezes não temos tempo ou só fazemos alguma coisa na igreja quando sobra algum tempo.

Deus não quer isto; Deus quer o melhor do seu tempo; reserve um tempo para Deus.

I Cor 15:58 - O nosso trabalho no Senhor não é em vão.


obreirotrabalhoserviçoDeusigrejacomprometimentodisposiçãodisponibilidadeexcelênciaprioridadepresençadedicaçãocultosacrifícioofícioracionalpontualidadetemporecursostalentosReino de Deusobra de Deus

João Misael Pagliarin

A palavra de Deus tem poder para curar, salvar, libertar os cativos.

Você pode gostar

Estudos Bíblicos

Marta e Maria: Uma lição sobre prioridade e devoção

O texto de Lucas 10.38-42 nos apresenta uma lição fundamental sobre a importância de priorizarmos o tempo com Deus, acima de todas as outras atividades, mesmo as que podem parecer importantes. Através da história de Marta e Maria, aprendemos que o serviço a Deus deve ser feito com amor, dedicação e

por João Misael Pagliarin

Estudos Bíblicos

O Crescimento Invisível: Uma Parábola do Bambu Chinês e a Paciência de Deus

Descubra a poderosa lição do bambu chinês, que nos ensina sobre o crescimento gradual e a importância da perseverança, mesmo quando os resultados parecem invisíveis. Uma parábola que ilustra a paciência de Deus e a promessa de uma colheita abundante após um período de trabalho silencioso.

por João Misael Pagliarin