O Frasco de Maionese e a Filosofia da Vida

Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia não são suficientes... lembre-se do frasco de maionese e do café.

Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o... tira a maionese e encheu-o com bolas de golf.

A seguir perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim. Então o professor pega numa caixa cheia de pedrinhas e mete-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.

Então, o professor pegou noutra caixa. Uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim!".

De seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir, mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:

"Quero que se de em conta que este frasco representa a vida". As bolas de golf são as coisas Importantes: como a Família, a Saúde, os Amigos, tudo o que você Ama de verdade. São coisas, que mesmo que percamos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias.

As pedrinhas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é tudo o demais, são as pequenas coisas.

"Se puséssemos primeiro a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golf. O mesmo acontece com a vida".

Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes. Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua Felicidade. Brinque ensinando os seus filhos, arranje tempo para ir ao médico, namore e vá com a sua/seu namorado(a)/marido/mulher jantar fora, dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos e pratique o seu esporte ou hobbie favorito.

Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro... Ocupe-se sempre das bolas de golf primeiro, que representam as coisas que realmente importam na sua vida. Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia...

Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.

O professor sorriu e disse:

"...o café é só para demonstrar que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo."


filosofiaprioridadesvidaorganizaçãotempofelicidaderelacionamentosamizadeparábola

João Misael Pagliarin

A palavra de Deus tem poder para curar, salvar, libertar os cativos.

Você pode gostar

Estudos Bíblicos

O Crescimento Invisível: Uma Parábola do Bambu Chinês e a Paciência de Deus

Descubra a poderosa lição do bambu chinês, que nos ensina sobre o crescimento gradual e a importância da perseverança, mesmo quando os resultados parecem invisíveis. Uma parábola que ilustra a paciência de Deus e a promessa de uma colheita abundante após um período de trabalho silencioso.

por João Misael Pagliarin

Estudos Bíblicos

O Veneno do Ódio e o Antídoto do Amor: Uma Parábola Chinesa

Uma história tradicional chinesa sobre uma nora que planeja envenenar sua sogra, mas acaba descobrindo o verdadeiro poder do amor e da mudança de atitude. Através da gentileza e do respeito, ela transforma seu relacionamento com a sogra, aprendendo uma lição valiosa sobre a natureza humana.

por João Misael Pagliarin