Depois de plantada a semente do bambu chinês não se vê nada por aproximadamente cinco anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo. Durante cinco anos todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. Ocorre, então, que ao final do quinto ano, o bambu cresce até atingir uma altura de 25 metros.

Lição desta história:

"Muitas coisas na vida pessoal, profissional, ministerial são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, enfim, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento. Às vezes não vê nada por semanas, meses, ou mesmo, anos. Mas, se tiver paciência e perseverança para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo (seu esforço), seu quinto ano chegará, e, com ele, virá o crescimento e as mudanças que você jamais esperou..." Deus diz que conosco acontecerá assim.

Se até agora a coisa foi devagar, se olhamos e não vemos a árvore que deveria estar lá, devemos perseverar... o TEMPO está chegando. Uma palavra profética sobre nosso tempo está em Ageu.

Há algo que separa o passado improdutivo de um futuro abençoado:

Ag 2:19 - "Já não há semente no celeiro. Além disso, a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado os seus frutos; mas, desde este dia, vos abençoarei".

Se até então tudo parecia devagar, os frutos não apareciam, ou eram pequenos, esta palavra deve ser nossa argumentação em nossas orações. Todavia precisamos entender algo antes de argumentarmos esta promessa para que se cumpra.

O crescimento rápido da igreja a semelhança do bambu no quinto ano tem razão de ser; O resultado de uma geração levantada por Deus com o coração queimando de zelos pela casa do Senhor, zelo este encontrado em Jesus: João 2:17 - "Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá". Deus está levantando uma geração muito interessada em cuidar das coisas d'Ele, uma geração que é responsável, uma geração na qual pode confiar.

Imagine uma grande família onde o pai é um grande fazendeiro e ele tem dois filhos, um se demonstra muito preocupado com suas próprias coisas, sua casa, só faz aquilo que é sua obrigação, se isenta de outras responsabilidades, a hora que termina o expediente sai correndo e deixa tudo como está. Mas há um outro filho que chama a responsabilidade para si, que trabalha dando a vida para o reino de seu pai, após o horário verifica se tudo está bem, se as janelas estão bem fechadas, luzes desligadas para que não aconteça do pai ter algum prejuízo ou desperdício e só depois disso vai para suas coisas. Em qual destes filhos o Pai irá confiar suas riquezas e seu reino quando viajar? No filho responsável!

Deus quer que você seja este filho, em quem ele pode confiar suas riquezas.



bambu chinêscrescimentopaciênciaperseverançaDeusespiritualidadecolheitapromessaresponsabilidadefrutosoraçãoigrejageraçãozelocuidadoconfiança

João Misael Pagliarin

A palavra de Deus tem poder para curar, salvar, libertar os cativos.

Você pode gostar

Estudos Bíblicos

O Segredo da Prosperidade de Ezequias: Um Coração Apaixonado por Deus

Descubra a história de Ezequias, um rei que prosperou ao colocar Deus em primeiro lugar. Aprenda sobre sua reforma espiritual, o impacto de um coração apaixonado por Deus e como você pode aplicar esses princípios em sua vida.

por João Misael Pagliarin

Estudos Bíblicos

O Dedo de Deus: Manifestações de Poder e Graça

Explore as diversas manifestações do poder de Deus, representadas pelo 'Dedo de Deus', como sinais sobrenaturais, escrita divina, julgamento e cura, através de exemplos bíblicos e reflexões inspiradoras.

por João Misael Pagliarin