Glossário do Linguajar Evangélico: Uma Viagem pelo Vocabulário da Fé
Todos sabem que os crentes têm um jeito todo especial de falar, um vocabulário próprio, muitas vezes muito engraçado. Neste artigo, vamos desvendar o significado de algumas dessas expressões, explorando a riqueza da linguagem evangélica e a sua influência na vida dos fiéis.
A
- Arrepender-se: Mudança de hábitos. Significa abandonar práticas consideradas pecaminosas e buscar uma vida mais alinhada com os ensinamentos da fé.
- Atravessar um deserto: Nada acontece, período de dificuldade. É uma metáfora para momentos de provação, de escassez e de ausência de manifestações visíveis de Deus.
- Avivalista: Preletor que fala com ousadia e mobiliza a todos com suas mensagens de poder. São líderes que buscam despertar a fé e a devoção dos fiéis, muitas vezes através de pregações intensas e emocionais.
C
- Cair na unção: Estar cheio de poder do Espírito Santo. É quando a pessoa sente uma forte presença divina, com emoção e manifestações físicas, como lágrimas, tremores ou falas em línguas.
- Canela de fogo: Cheio de poder espiritual, fervoroso, espiritual. É uma forma de descrever alguém que demonstra grande entusiasmo e paixão pela fé.
- Casa do oleiro: Local de Reuniões, a casa onde os evangélicos se reúnem para fazer o culto. É o lugar sagrado onde a comunidade se reúne para celebrar a fé e receber a palavra de Deus.
- Cheio de fogo: Cheio de poder espiritual, fervoroso, espiritual, unção. Equivalente a 'cair na unção', expressa a presença e o poder do Espírito Santo na vida do crente.
- Coisas do mundo: Coisas vãs, que perecem, que não edificam, passageiras, não alimenta o espírito. Refere-se a bens materiais, prazeres e preocupações mundanas que podem distrair o crente da busca pela fé.
- Coração de Pedra: Pessoa difícil de se convencer de suas falhas, erros, etc. Uma pessoa que resiste à mudança e à transformação, com coração endurecido para a mensagem de Deus.
- Costela: Eva foi criada da costela de Adão, namorada, mulher preparada por Deus. Cadê sua costela?, é um "belo" jeito de se perguntar se o rapaz já está namorando, ou encontrou uma varoa. Uma brincadeira que remete à história bíblica da criação, usada para perguntar se alguém está em um relacionamento amoroso.
D
- Deixa fluir: Abra-se para acontecer, tire suas resistências humanas, envolva-se. Um convite para abrir o coração e a mente à ação do Espírito Santo, deixando de lado as barreiras e os medos.
- Deixar o Egito: Deixar para trás a vida antiga com seus hábitos e costumes e provações. É um símbolo de libertação da vida pecaminosa e do passado, buscando uma nova vida em Cristo.
- Descer na presença de Deus: Humilhar-se, reconhecer que você é totalmente dependente Dele. É um ato de humildade, reconhecendo o poder e a grandeza de Deus e a própria dependência da sua graça.
- Descer o cajado: Dar um corretivo. Significa repreender, corrigir ou punir alguém por uma atitude errada.
- Desviado: Pessoa que abandonou a prática evangélica. Um crente que se afastou da fé e dos seus princípios.
- Deus de fogo: Deus poderoso. Expressa a força e o poder de Deus, que pode agir de forma poderosa na vida dos crentes.
- Deus proverá: Deus irá providenciar algo que você espera. É uma expressão de fé na providência divina, na certeza de que Deus suprirá as necessidades dos seus filhos.
- Deus usou um vaso: Deus falou com alguém através de uma pessoa ungida (escolhida). É a crença de que Deus se comunica através de pessoas especiais escolhidas para transmitir a sua mensagem.
- Deus vai pesar a mão: Você vai pagar pelo que fez. É um alerta sobre as consequências do pecado e a justiça divina.
E
- Em pecado: A pessoa que está de modo errôneo, fazendo coisas que Deus condena em sua Palavra e que ainda não houve arrependimento e vontade de não fazer mais. É o estado de quem está em desacordo com a vontade de Deus.
- Endemoninhado: Pessoa debaixo do domínio de forças malignas do mau. É uma crença na influência demoníaca na vida das pessoas, que pode se manifestar de diversas formas.
- Entrar no prumo: Endireitar-se das atitudes errôneas. É a busca por uma vida mais justa e alinhada com os valores da fé.
- Espada de fogo: A Bíblia como a palavra poderosa de Deus. É a crença de que a Bíblia é a palavra de Deus, com poder para transformar vidas e libertar do pecado.
- Está fora da visão: Não está enxergando no plano espiritual, está pensando em seus próprios interesses ou interesses alheios à vontade de Deus. Quando a pessoa está focada nos seus desejos pessoais e perde de vista a vontade de Deus.
- Estar na carne: Quando a pessoa age pensando simplesmente em satisfazer seus desejos. É o estado em que a pessoa se deixa levar pelos seus impulsos carnais, sem considerar a vontade de Deus.
- Estar no Espírito: Guiado por Deus, abrindo mão de sua própria vontade e vivendo para agradar a Deus em tudo. É quando a pessoa está em comunhão com o Espírito Santo e deixa que Deus guie suas decisões e ações.
F
- Falar em línguas: Expressar o dom que foi dado por Deus, falando em línguas. É um dom espiritual que permite a pessoa falar em outras línguas, que muitas vezes são incompreensíveis para os outros.
- Fariseu: Expressão utilizada na Bíblia para referir-se aos doutores da lei, aqueles que se consideravam religiosos acima de todos e donos da verdade, os que evidenciavam suas obras mostrando-as para todos, mas eram hipócritas e incrédulos. Um termo usado para criticar a hipocrisia e a religiosidade superficial.
- Ficar no óleo: Tempo de espera para receber ou alcançar algo. Significa esperar pacientemente por algo que Deus prometeu.
- Fogo: Significa o poder do Espírito Santo de Deus. É uma metáfora para a força e a presença do Espírito Santo na vida dos crentes.
G
- Gospel: Silogismo de Evangélico. Gênero musical religioso que se originou na comunidade negra americana.
- Graça: Favor de Deus, do qual não temos merecimento. É o amor e a misericórdia gratuita de Deus para com a humanidade.
I
- Ímpio: Pessoas que não são crentes, que não tem fé e vivem ao seu bel prazer, na independência de Deus como Criador. Pessoa que não acredita em Deus e vive sem se preocupar com os seus mandamentos.
- Inimigo: O Diabo, Satanás. A entidade maléfica que tenta impedir a obra de Deus e corromper a humanidade.
- Ir ao Culto: Ir a igreja, reunião de evangélicos. A prática de se reunir com outros crentes para celebrar a fé e ouvir a palavra de Deus.
L
- Lavado e remido no sangue do Cordeiro: Purificado por Jesus de todas as suas ações errôneas (na bíblia chamado de O Cordeiro de Deus que morreu na cruz e derramou seu sangue). É a crença na redenção através do sacrifício de Jesus Cristo, que purifica os pecados e concede a salvação.
M
- Maná: Algo bom, alimento do céu. Deus sustentou o povo quando saiu do Egito e atravessou o deserto, dando-lhes maná. É um símbolo de provisão divina, de Deus cuidando das necessidades dos seus filhos.
- Ministério: Chamado, Dom, Talento exercido pelo cristão e que se traduz em atividade ou ações específicas na congregação ou no meio onde vive. É o serviço que o crente realiza para o reino de Deus, utilizando seus dons e talentos.
- Move as águas: É um pedido para que Deus manifeste a sua presença através de seu Espírito Santo. É uma oração para que Deus se manifeste de forma poderosa, transformando as situações e as vidas.
- Mundo Espiritual: Plano espiritual onde as coisas são enxergadas pelos olhos da fé em Deus e na sua palavra. É a dimensão espiritual, onde a fé e a presença de Deus são mais tangíveis.
N
- Nadar no espírito: Pautar todas as ações em conformidade com a vontade divina, viver e respirar e exalar isto. É a experiência de viver em constante comunhão com Deus, guiado pelo Espírito Santo.
- Não deixa faltar o Azeite: Não deixe de estar ligado nas coisas de Deus, unção, poder. É um alerta para não se descuidar da fé, para manter-se ligado à fonte da unção e do poder.
O
- Obra: Ação prestada à igreja ou a qualquer serviço evangélico. É qualquer atividade realizada em favor da fé e do reino de Deus.
- Ô Glória: Expressão utilizada para elogiar a Deus ou a Jesus nas reuniões evangélicas pentecostais. É uma expressão de adoração e louvor a Deus.
Q
- Queima Jesus: Limpa Jesus, tira o mau. Uma expressão para pedir que Jesus purifique e livre de males.
R
- Reteté: Quando está acontecendo um movimento na igreja. Aqueles que os irmãos ficam pulando num pé só, ficam rodando, gritando, falando em línguas... É um estado de grande fervor e alegria durante um culto, com manifestações físicas como dançar, pular e falar em línguas.
- Repleplé: Reunião avivada onde as pessoas falam línguas direcionadas pelo Espírito de Deus. É uma reunião com grande manifestação do Espírito Santo, onde a fé e a adoração se intensificam.
S
- Salvação: Alcançar de Deus uma vida nova, limpa das coisas ruins passadas com a promessa de vida eterna. É a libertação do pecado e a promessa de vida eterna com Deus.
- Se converteu: Tornou-se Cristão. A decisão de seguir Jesus e se dedicar à fé.
T
- Tá amarrado: Expressão utilizada para anular as forças do mau, das trevas e situações contrárias. É uma declaração de fé, afirmando o poder de Deus sobre as forças do mal.
- Toma posse da benção: Ter fé que Deus atendeu o seu pedido e você já recebeu o que pediu. É a crença de que Deus já atendeu a sua oração e que você já possui a bênção que pediu.
- Torpeza: Indecências. Comportamentos considerados pecaminosos e imorais.
- Tribulação: Período de dificuldade e lutas. Momentos de provação e sofrimento que podem fortalecer a fé.
V
- Varão: Homem. É uma palavra mais formal para se referir a um homem.
- Varão de fogo: Pessoa espiritual, cheia de Deus e do seu poder manifesto em sua vida. Uma pessoa que demonstra grande fervor e poder espiritual.
- Vaso: Pessoa dedicada a Deus e usado por ele com manifestações sobrenaturais. É uma pessoa que Deus utiliza para realizar a sua obra.
- Vigia irmão: Fique atento, o avisado vê o mau e desvia dele. Um alerta para estar atento aos perigos e às tentações do mundo.
- Varoa: Mulher. Uma palavra mais formal para se referir a uma mulher.
Este glossário representa apenas uma pequena amostra do rico vocabulário utilizado no meio evangélico. A linguagem da fé está em constante evolução e adapta-se à cultura e aos costumes de cada época. No entanto, os termos apresentados aqui oferecem uma janela para compreender a forma como a fé se expressa e se vive no dia a dia.