As Obras Maiores que Jesus Fez: Uma Análise de João 14:12

O versículo João 14:12, "Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas; porque eu vou para o meu Pai", sempre me causou grande admiração e, ao mesmo tempo, uma certa dose de perplexidade. Como é possível fazer as mesmas obras que Jesus fez e ainda maiores? Fazer o que Ele fez já seria algo extraordinário, maravilhoso. Só para lembrar: Jesus transformou água em vinho, andou sobre as águas, multiplicou pães e peixes, ressuscitou os mortos, etc., etc., etc. (João 21:25).

Confesso que sempre tive dificuldades em aceitar essa promessa. Na minha cabeça sempre dava um nó quando lia esse versículo. Será que o Senhor realmente falou sério? Será que Ele não quis dizer exatamente o que falou?

Analisando a Obra de Jesus

Para entendermos como é possível fazermos obras maiores que as de Jesus, precisamos analisar como Ele realizava essas obras em seu ministério terreno:

  1. Jesus não fazia nada por si mesmo, mas pelo poder do Pai: Ele mesmo disse quem fazia a obra, não era Ele, mas o Pai através Dele. Além da unção, do poder do Espírito Santo sobre Ele, Jesus reconhece que na posição de HOMEM que Ele se achava, Ele não podia nada de si mesmo e que tudo vinha do Pai: "Mas Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai" (João 5:19). "Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma;" (João 5:30). "Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar" (João 12:49). Isso mostra que tudo quanto Jesus fez, ensinou, as obras que realizou, foi tudo através do Pai. Aqui na Terra, Jesus realizava a obra do Pai, JUNTO ao Pai.
  2. Jesus estava em perfeita união com o Pai: "Não crês tu que eu estou NO Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é QUEM FAZ AS OBRAS" (João 14:10). O "segredo" de Jesus é o que Ele disse: "estou no Pai, junto, unido, dentro" do Pai. "Eu e o Pai somos UM" (João 10:30).

O Poder do Espírito Santo

Agora, como o crente FARÁ AS MESMAS OBRAS E MAIORES? Jesus disse: "porque eu vou para meu Pai". Jesus deixou este mundo e retornou aos céus, mas agora não da posição de HOMEM, mas como DEUS, cheio de majestade e poder, Ele envia o Espírito Santo, o mesmo Espírito que atuou sobre Ele aqui na terra quando na forma de Homem: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque HABITA CONVOSCO E ESTARÁ EM VÓS" (João 14:16-17).

Quem vai fazer, ou melhor, continuar fazendo a obra de Deus com sinais e maravilhas, é Ele mesmo, o Senhor Jesus, através de nós pelo poder do Espírito Santo que em nós habita. "...as obras que eu faço e as fará maiores que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em MEU NOME, EU O FAREI... EU O FAREI..." (João 14:12-14). Quem vai fazer é Ele mesmo através de nós, a IGREJA que é o seu CORPO.

Exemplos de Obras Maiores

Lembrando alguns milagres realizados por homens iguais a eu e você:

  1. Jesus transformou água em vinho: Moisés transformou as águas de todo o Egito em sangue e as águas amargas de Mara em água boa para se beber. Eliseu transformou as águas contaminadas de Jericó em águas boas e uma sopa de ervas envenenada em boa comida.
  2. Jesus andou sobre as águas: Pedro também andou. Afundou depois, é verdade, mas andou... Moisés não andou sobre as águas, não precisou. Ele abriu o Mar Vermelho e passou a seco com o povo. Josué abriu o Jordão. O mesmo fez Elias e Eliseu.
  3. Jesus multiplicou pães e peixes: Elias também multiplicou a farinha (que faz o pão) e o azeite da viúva. Eliseu também multiplicou o azeite de uma viúva e com vinte pães alimentou cem homens e ainda sobrou.
  4. Jesus ressuscitou os mortos: Pedro ressuscitou Dorcas, Paulo ressuscitou Eutico e Eliseu o filho da sunamita.

E todos eles eram pessoas como eu e você. (Tiago 5:17)

O Poder da Fé

Quando o Senhor Jesus esteve aqui na Terra, na forma de Homem, Ele só podia estar em um único lugar... Ele não podia estar em vários lugares ao mesmo tempo e nem DENTRO dos discípulos. Agora, pela Pessoa do Espírito Santo, o Senhor Jesus continua operando através da Igreja... "Tudo é possível ao que crê" (Marcos 9:23).

O que precisamos é ter OUSADIA. Deus confirmará a SUA PALAVRA... Em nossa boca! Estes sinais SEGUIRÃO aos que crerem (Marcos 16:17-18). VAI EM FRENTE.


João 14:12obras maioresEspírito SantoJesusmilagrescrençaDeuspoderigrejaunção

João Misael Pagliarin

A palavra de Deus tem poder para curar, salvar, libertar os cativos.

Você pode gostar

Estudos Bíblicos

A Mulher Adúltera e o Perdão de Jesus: Libertação e Transformação

Um estudo sobre o encontro de Jesus com a mulher adúltera, explorando o tema do perdão, a justiça divina e a importância da transformação. Descubra como Jesus confrontou a hipocrisia dos acusadores e ofereceu libertação à mulher pecadora.

por João Misael Pagliarin

Estudos Bíblicos

O Dedo de Deus: Manifestações de Poder e Graça

Explore as diversas manifestações do poder de Deus, representadas pelo 'Dedo de Deus', como sinais sobrenaturais, escrita divina, julgamento e cura, através de exemplos bíblicos e reflexões inspiradoras.

por João Misael Pagliarin