A Importância da Palavra de Deus na Educação das Crianças
Marcos 16:15: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
Como podemos cumprir essa missão se não transmitirmos a verdade da Palavra de Deus às próximas gerações? Como ensinar a nossos filhos a diferença entre o certo e o errado, entre a verdade e a mentira, se não os alimentarmos com a Palavra de Deus?
A Necessidade de Ensinar a Palavra de Deus
A Palavra de Deus é a base para uma vida cristã sólida. Sem ela, estamos desorientados e vulneráveis às influências do mundo. Crianças, em especial, são como esponjas, absorvendo tudo ao seu redor. É crucial que a primeira coisa que aprendam seja a verdade da Bíblia, para que possam discernir o que é verdadeiro e o que é falso.
Como iremos ministrar se nem mesmo nós conhecemos o que estamos ministrando? Como convencer alguém da verdade se nem mesmo nós acreditamos nela? Crianças são cheias de dúvidas, elas questionam. Diferente de um culto onde os fiéis apenas escutam, no ensino infantil precisamos estar preparados para responder às perguntas e dúvidas que surgirem.
Se não estivermos cheios da Palavra de Deus para ensinar, nossos filhos estarão suscetíveis a doutrinas erradas. Espíritas, Testemunhas de Jeová, etc., podem apresentar ideias distorcidas da verdade, e nossos filhos precisam estar preparados para discernir o que é verdadeiro.
O Contexto da Palavra de Deus
Romanos 12:4-7 "Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;"
Ensinar não é apenas transmitir informações, mas também ajudar a criança a pensar por si mesma. É explicar as verdades bíblicas de forma que ela compreenda e aplique à sua vida. Devemos ministrar a Palavra de Deus de acordo com a idade da criança. Não adianta falar um monte de palavras se ela não vai entender.
Ensinar a Palavra de Deus não se limita ao mundo religioso, mas também engloba o mundo secular. Devemos ensinar nossos filhos a viver de acordo com os princípios bíblicos em todas as áreas da vida, mostrando como a Bíblia nos orienta em todas as situações.
Nosso objetivo é que nossos filhos alcancem a maturidade cristã e sejam luz do mundo e sal da terra. Para isso, precisamos dedicar tempo e esforço à sua educação espiritual, desde a infância.
Tornando o Ensino da Bíblia Mais Atraente
Uma ideia interessante para dar maior valor à hora da Palavra de Deus é reunir as crianças no chão, em vez de sentadas em cadeiras. Isso cria um ambiente mais informal e acolhedor, mostrando que a Bíblia é algo importante e especial.
O aprendizado infantil é mais eficaz quando envolve diferentes sentidos:
- O aluno aprende 10% do que ouve.
- O aluno aprende até 30% do que vê.
- 50% do que ouve e vê.
- 70% do que ouve, vê e repete.
- 90% do que ouve, vê, repete e faz.
Use recursos visuais, atividades práticas e jogos para tornar o ensino da Bíblia mais dinâmico e memorável.
A Importância da Educação Espiritual das Crianças
Mateus 25:31-46 "E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna."
Devemos estar preocupados com o futuro das nossas crianças. Ensiná-las a Palavra de Deus desde pequenas é um investimento no futuro delas e da nossa sociedade. Ensinar as crianças a amar a Deus e a seguir os seus mandamentos é a melhor forma de prepararlas para uma vida plena e feliz.